fbpx

Preciso ser magro(a) pra ser feliz?

Preciso ser magro(a) pra ser feliz?

Olá, pessoal!!!

Hoje, em uma das minhas publicações, uma seguidora escreveu que não entende porque as pessoas dizem que para ser feliz, é preciso ser magra… E isso me deu vontade de escrever esse post. Gente, precisa ser magro pra ser feliz? A resposta é um gritante NÃO! A felicidade está em mil diferentes coisas, está relacionada a alegria, contentamento, satisfação… ser magro não é fator definitivo para ser feliz. O que eu vejo, com enorme frequência no consultório, são pessoas que estão descontentes com seu peso, pelos mais diversos motivos e buscam emagrecimento.

Porque emagrecer então?

A questão de perda de peso tem a ver com SAÚDE! Já vi muita gente que diz: “mas doutora, eu sou um gordinho saudável, meus exames são todos normais.” Muito se engana quem pensa que estar com exames de sangue com resultados normais é determinante de saúde a longo prazo. Exames nos dão uma ideia de como está o metabolismo naquele momento. E só! Tanto que temos que refazê-los regularmente.

O “gordinho saudável” é um quadro temporário. É claro que existem exceções, mas, via de regra, com o passar do tempo, as complicações da obesidade passam a aparecer: inicialmente apenas um desânimo, um cansaço excessivo; após surgem doenças como a hipertensão, o diabetes e; finalmente, a longo prazo: infarto, câncer, etc. Isso sem falar na sobrecarga no sistema locomotor, ou seja: dores por todo corpo.

Pessoal, eu também já fui uma “gordinha saudável”… meus exames eram de dar inveja, até que um dia eu lesionei meu joelho sem fazer nenhum esforço maior, simplesmente pelo meu excesso de peso. Ah, e agora, beirando os 40 anos, os exames já não são aquela maravilha de dez anos atrás, isso que eu emagreci muuuuito e me exercito regularmente. O tempo vai passando e as coisas vão mudando.

E o espelho?

Um outro fator importante a se falar são as pessoas que não se sentem bem com sua imagem, devido ao excesso de peso e isso é bastante frustrante. Acaba mexendo com a auto estima. Vivemos em uma sociedade com padrões irreais. Sim, irreais, gente! Mais da metade da população mundial se apresenta com sobrepeso ou obesidade. Ou seja, aquele(a) modelo ou ator/atriz que aparece nas revistas é a exceção. Infelizmente, acabamos nos baseando nisso e usando como parâmetro. E cada vez mais, vemos pessoas insatisfeitas com seus corpos, desejando ter um corpo igual ao da atriz tal, da cantora tal, do modelo tal…

Repito: NÃO PRECISA SER MAGRO PARA SER FELIZ! Quando bato o martelo na questão do emagrecimento, é por saúde! Mas, como saúde não diz respeito apenas ao aspecto físico, sendo importante também a questão emocional, se você não está satisfeito com seu peso, se isso te incomoda ou te deixa triste, busque ajuda! Busque sua felicidade e sua saúde! Se você está saudável e não tem o corpo que aparece na revista, mas se ama dessa forma, perfeito! Deixemos os padrões impostos de lado e sejamos felizes, mas com SAÚDE, combinado? Curtam suas famílias, seus amigos, suas conquistas e deixem que essas coisas, sim, sejam os fatores determinantes de sua felicidade!

Fiquem ligados que farei, na sequência, posts sobre como a obesidade pode prejudicar nossa saúde, explicando um por um!

Se você curtiu, dá um like nesse post, compartilha com os amigos e curte nossa página no face e no insta! Comenta aqui o que você acha sobre o assunto e pode dar sugestões de temas para que eu escreva! Vamos deixando cada mais com nossa cara esse espacinho aqui! Grande beijo a todos e até a próxima!

Um comentário

  1. gostei muito do artigo. acho q necessito uma orientação medica para resolver meu problema de obesidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *