fbpx

Obesidade e Trato Geniturinário

Obesidade e Trato Geniturinário

Olá, pessoal! Como vão vocês?

Hoje vou falar dos probleminhas que acontecem devido ao excesso de peso no sistema genital e urinário. Esse post será menorzinho que os outros. Vem comigo!!!

Infertilidade

Você sabia que a fertilidade é menor em pacientes acima do peso? Sabe porque isso acontece? Na realidade, nesse caso, a explicação é hormonal. As células de gordura do nosso corpo, através da produção de uma substância chamada de aromatase, irão aumentar a produção de estrogênio. Esse hormônio em excesso causa diminuição da fertilidade tanto em homens quanto em mulheres. Em homens porque irá ocorrer a diminuição da testosterona e isso vai comprometer a libido e a produção dos espermatozoides. Além disso, os espermatozoides são menos móveis, com alteração no formato e no material genético que eles contêm. Nas mulheres, o aumento do estrogênio altera a liberação dos óvulos, ou seja, a mulher pode não ovular ou ovular menos do que o normal e podem surgir ciclos menstruais irregulares. E sabemos que, sem óvulo, não tem como se formar o bebê.

Mais uma informação sobre isso é que existe uma doença chamada de SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos, que também está muito relacionada a obesidade ou excesso de peso. Nesse caso, ocorre maior formação de hormônios “masculinos” nas mulheres, dificultando também a ovulação. Isso já é bem mais complicado, um outro dia, falo só sobre isso…

Incontinência Urinária

A dificuldade em segurar a urina se deve ao aumento da pressão que ocorre devido ao excesso de peso. Essa pressão ocorre sobre a bexiga e o assoalho pélvico e a pessoa teria que fazer mais “força” para conseguir a urina. Além disso, o peso também pode afetar ligamentos que sustentam a uretra, causando aquela perda involuntária de urina ao fazer esforços, como tossir, por exemplo.

Infecções Urinárias e Candidíases de Repetição

Esses quadros aumentam sua incidência devido ao perfil de substâncias inflamatórias, que já comentei diversas vezes em posts anteriores. Além disso, elas estão muito associadas ao quadro de diabetes (quem tem sabe, isso acontece com bastante frequência). Além do perfil inflamatório, ainda temos, às vezes, liberação de glicose na urina, o que facilita a multiplicação de qualquer microorganismo.

Mais uma vez vou frisar aqui que pessoas magras também apresentam esses problemas de saúde, mas eles tem uma incidência maior em quem está acima do peso. Vale lembrar também que o efeito acaba sendo cumulativo. Quanto mais tempo acima do peso, mais prejuízo ao nosso organismo. Então, vamos nos cuidar??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *