fbpx

Obesidade e Sistema Respiratório

Obesidade e Sistema Respiratório

Boa noite, pessoal!!

Depois de uns dias sem posts, estou voltando com a nossa série sobre associação entre excesso de peso e outras doenças. Hoje vamos falar sobre o sistema respiratório. Você sabia que algumas doenças que afetam sua respiração estão envolvidas com os quilinhos a mais? Duas dessas doenças são a apneia do sono e a asma!

“Mas doutora, só quem está gordinho tem essas doenças? Eu conheço magros que também têm!” Claro que pessoas magras também apresentam, pessoal, mas, infelizmente, é mais comum em quem está acima do peso! E de que forma isso ocorre?

O excesso de peso afeta o pulmão, dificultando a entrada e saída de ar, tanto pelo maior esforço para mover a caixa torácica, quanto pela diminuição do espaço que dificulta a expansão pulmonar. Essa limitação causa dificuldade de respirar.

Apneia do Sono

A apneia do sono ocorre quando a passagem do ar pela garganta fica “apertada”, obstruída, ocorrendo uma interrupção da respiração. Quando tem excesso de gordura na região do pescoço, no tórax e no abdome, ele dificulta a respiração, como já expliquei antes. Devido a esse “aperto”, surge o ronco. Quero frisar aqui que apneia é um quadro mais complexo do que apenas roncar. Ela está envolvida com paradas temporárias na respiração durante a noite e isso aumenta o risco de problemas cardíacos. Quem apresenta apneia do sono não consegue dormir direito e vive cansado. E isso acaba se tornando um ciclo, pois quem não dorme bem desorganiza seu metabolismo e, como já vimos antes, quando isso acontece, favorece o ganho de peso. Dormir bem é importante para manejo de peso.

Asma

A asma é uma doença bastante comum, em especial entre crianças e adolescentes. Estudos recentes mostram que a incidência dessa doença é maior em quem está com excesso de peso.

Além disso, as crises se apresentam de forma mais aguda e mais frequentes. A provável causa dessa associação é devido ao aumento dos marcadores inflamatórios, que já citamos tantas vezes nos posts anteriores. Eles pioram o quadro de forma importante. É importante frisar aqui que tanto a asma como a obesidade estão entre as maiores causas de morbidade na infância e na adolescência.

Ainda temos alguns tópicos na sequência dessa série. Fiquem ligados que sexta tem mais. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *