fbpx

Obesidade e o Coração

Obesidade e o Coração

Oi, pessoal! Lembram que eu falei que ia escrever vários posts explicando como a obesidade prejudica nossa saúde? Então, esse é o primeiro post, que fala sobre os problemas cardíacos associados com o aumento de peso. Vamos entender melhor?

Como já disse várias vezes, a obesidade é um problema de saúde no mundo todo, atingindo mais da metade da população. Isso significa a metade das pessoas no mundo, que estão acima de 18 anos, apresentam sobrepeso ou obesidade. Os efeitos na saúde são diversos, sendo os mais comuns os problemas cardiovasculares, diabetes mellitus e sobrecarga do sistema locomotor, entre outros. Vou explicar todos com o passar dos posts, mas hoje é o dia do coração. Você sabe como o excesso de peso afeta seu coração? Vamos lá!

Coração Sobrecarregado

Quanto mais pesados estamos, mais o nosso coração precisa fazer esforço para “dar conta” do serviço e deixar seu corpo funcionando direitinho, ou seja, ele acaba ficando sobrecarregado. Ele acaba tendo que bater com mais força e isso vai fazendo, com o tempo, ele ficar cansado e diminuindo sua capacidade. É como se você fosse arrumar sua casa e precisasse mover os móveis. Quanto mais pesados os móveis, mais força você faz e mais cansado você fica, não é? Se você estiver cansado, você vai conseguir fazer a mudança com força total por um tempo, mas não por muito tempo e seu serviço vai ficando cada vez menos eficaz, não é? O mesmo acontece com seu coração!

Um outro fator são as células de gordura que temos! Elas não ficam ali, paradinhas, sem fazer nada. Elas produzem substâncias que (além de aumentar nossa fome) são prejudiciais ao corpo. São substâncias inflamatórias que vão lesando o corpo todo com o passar do tempo. Esse estado inflamatório vai aumentar a quantidade de colesterol ruim que tem no corpo, o famoso LDL.

Colesterol

E o que acontece? Chega uma hora em que o organismo não consegue mais guardar o excesso de colesterol e triglicerídeos que ingerimos nem no tecido adiposo e nem no fígado e essa gordura em excesso, pode formar placas. Essas placas, que chamamos de aterosclerose, vão deixando os vasos mais duros, mais estreitos, aumentando a pressão arterial e causando dores (angina) pelo excesso de força que o coração precisa fazer para que o sangue passe ali de forma correta. Outro problema que pode ocorrer devido a essas placas é de literalmente entupir as artérias, causando os famosos infartos e AVC. Já imaginou todas essas coisas acontecendo juntas? Isso tudo resulta em muito sofrimento para o coração e nós iremos então apresentar doenças como pressão alta, angina (dores no peito), insuficiência cardíaca (o coração está tão desgastado que não dá mais conta do serviço) e várias outras.

E mais…

Outro ponto a observar é que, não é uma regra, mas é bem comum que as pessoas que estão acima do peso tenham uma vida um pouco mais sedentária e tenham hábitos alimentares não muito saudáveis, isso ainda piora mais todo o quadro que falei antes.

Então, revisando, o que podemos apresentar de problemas do coração devido ao excesso de peso?

  • Hipertensão arterial
  • Insuficiência cardíaca
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Arteriosclerose (entupimento dos vasos)
  • Dislipidemias (alteração em colesterol e triglicerídeos)

Sei que algumas pessoas vão dizer que estão acima do peso e não tem nenhum desses problemas. E pode ser que nunca venham a ter, mas é muito difícil que isso ocorra. O desgaste ao coração e a todo o corpo é cumulativo, então a chance maior é de que você AINDA não tenha apresentado esses problemas! Com o passar do tempo, a chance vai aumentando e muito.

Existem estudos que mostram que só o fato de o peso estar em excesso, MESMO SEM NENHUMA DOENÇA das que citei antes estarem presentes, já aumenta o RISCO DE MORTE. Pessoal, o conhecido “gordinho saudável” tem muito mais chance de morrer só pelo peso estar excedido do que as pessoas de peso adequado, mesmo não tendo nenhuma doença diagnosticada. Vale a pena ficar atento, não é?

E então? Vamos cuidar da nossa saúde?

Se você gostou desse post, dá like e compartilha com alguém que você acha que pode ajudar. Curtam também nossa página no face e no insta! Um grande abraço a todos e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *