fbpx

Obesidade

Obesidade

Olá, pessoal!!! Conforme havia prometido, vou falar sobre o assunto que mais atendo no consultório: obesidade! Nove de cada dez pessoas que me procuram querem perder peso. Por isso considero um assunto importante de conversarmos. Quer entender como funciona? Vem comigo que eu vou explicar tudo direitinho para vocês.

O que é?

Então… a obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo e que pode acarretar graves problemas de saúde, levando até à morte. É uma doença que está afetando o mundo todo e um problema de saúde que não para de crescer. Existem estudos que indicam que mais da metade da população mundial está acima do peso.

Como sei se estou acima do peso?

Se avalia o peso através do IMC – Índice de Massa Corporal.

Você sabe calcular o IMC?

Ele é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em Kg) do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado.

De acordo com a resposta, podemos classificar assim:

  • ​​Abaixo do peso: IMC abaixo de 18,5
  • Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9
  • Sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9
  • Obesidade Grau I: IMC entre 30 e 34,9
  • Obesidade Grau II: IMC entre 35 e 39,9
  • Obesidade Grau III: IMC acima de 40

Consideramos excesso de peso quando o valor calculado fica acima de 24,9. Atenção aqui: sobrepeso já deve ser tratado, para evitar problemas futuros!!! Existem ainda outras formas de calcular, como a porcentagem de gordura corporal e a medida da circunferência abdominal.

Causas

A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva associada a baixa atividade física. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando se come muito ou se come alimentos com muitas calorias e não se faz atividade física adequada, existe o acúmulo de gordura. Além disso, existe a questão genética, em que uma pessoa vinda de uma família de pessoas gordinhas, tem uma tendência maior a ser gordinho também. Pode haver ainda um metabolismo mais lento, que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, ou ainda ter aumento de peso por conta de alterações hormonais.

Outro ponto importante a se analisar é a influência de fatores psicológicos, situações como estresse, frustrações e outras podem desencadear crises de compulsão alimentar. Saúde mental é essencial para manutenção de um peso ideal.

Efeitos da obesidade

Eu irei explicar item por item nos posts seguintes, mas de uma forma geral, a obesidade aumenta o risco de diversas doenças, entre elas:

  • Hipertensão arterial
  • Infarto
  • AVC
  • Diabetes e resistência insulínica
  • Dislipidemias (alterações no colesterol e triglicerídeos)
  • Câncer
  • Alterações de fertilidade
  • Problemas digestivos
  • Varizes
  • Dores pelo corpo
  • Apneia do sono

E como tratar?

O principal é a mudança de hábitos de vida: alimentação adequada (que é individualizada e deve ser calculada para cada pessoa) e atividade física. De forma geral, diminuir alimentos muito calóricos, aumentar a ingesta de fibras e água e realizar qualquer atividade física já ajuda. Tem gente que não faz exercício por não poder se inscrever em academia. Não precisa, gente! Se der para fazer academia, melhor. Mas, se não der, caminhada já é um baita exercício, em especial se você não fazia nada antes.

Existem ainda medicamentos que ajudam na perda de peso! Cuidado com os que tiram o apetite, eles quase sempre apresentam o efeito rebote após cessar o uso, ou seja, você volta a engordar e, muitas vezes, até ultrapassa o peso perdido, ficando mais gordinho do que estava antes. Melhor investigar a causa e tratar de forma adequada.

Em ultimo caso, existe a cirurgia bariátrica. Mas isso deve ser considerado se a pessoa já tentou por pelo menos dois anos outros métodos, sem sucesso. Pessoal, se não cuidar da cabeça, mesmo com a cirurgia é possível voltar a engordar, então deixemos ela realmente como último recurso. 😉

E aí? Gostaram do post? Como disse antes, irei, nos próximos dias, explicar a associação da obesidade com cada uma das doenças que falei ali em cima! Fiquem ligados! Se você gostou, dá like nesse post e compartilha com alguém que você acha que pode ajudar. Curtam também nossa página no face e no insta! Um grande abraço a todos e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *