Ferritina Baixa
Olá, pessoal! Depois do post sobre ferritina elevada teve tanta gente perguntando sobre ferritina baixa que eu resolvi adiantar esse assunto. Ele ia ser discutido mais pra frente, mas, se vocês querem, eu adianto!
Então, como eu já havia explicado antes, a ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, responsável pelo transporte e armazenamento do ferro no organismo. Eu brinco que é como se ela fosse o caminhão que transporta o ferro que temos circulando no sangue. Muita gente diz que ferritina baixa é sinônimo de anemia por deficiência de ferro, mas isso não é exatamente verdade. Se não tratada, a tendência de um exame de ferritina baixa é acabar se tornando uma anemia, pois ela pode indicar o início de uma depleção de ferro no organismo. Mas, às vezes, temos alteração de ferritina antes de surgir alteração no hemograma. Dessa forma, ela não deixa de ser um sinal de alerta!
Não adianta solicitarmos apenas o exame de ferritina, ele deve ser avaliado junto com hemograma, saturação de transferrina, ferro sérico e outros, dependendo do caso. O que se trata não é o exame de ferritina baixo e sim o paciente, que, se não for cuidado, apresentará sintomas de anemia em breve!
Principais motivos para diminuição do ferro:
- Consumo inadequado de ferro
- Diminuição da absorção de ferro
- Perdas sanguíneas
Sintomas
Os sintomas são os mesmos da anemia ferropriva:
- Fraqueza
- Cansaço fácil
- Dor de cabeça;
- Irritabilidade;
- Fadiga;
- Indisposição em praticar exercícios;
- Perversão do apetite (ter vontade de comer coisas estranhas, como terra, por exemplo);
Tratamento
Via de regra, precisamos cuidar da alimentação para aumentar a ingestão de ferro. Casos leves de ferritina baixa podem ser melhorados apenas com o cuidado com a alimentação. Alguns casos necessitam de suplementação por via oral e, casos mais graves, suplemntaão endovenosa ou ate mesmo transfusão. Só o médico vai poder avaliar qual é seu caso.
Como aumentar o ferro/ferritina?
Como falei antes, aumentando a ingestão de alimentos ricos em ferro. São eles:
- Carnes vermelhas
- Vísceras (fígado, coração…)
- Feijão;
- Gema de ovo;
- Beterraba e Vegetais verde escuros (agrião, rúcula, espinafre, brócolis).
Outras dicas:
Tem como a gente aumentar ainda mais a absorção desse ferro:
- Ingerindo vitamina C junto aos alimentos acima. Ela facilita a assimilação do ferro pelo organismo. Alimentos ricos em vitamina C são os sucos cítricos, por exemplo, como laranja, limão, acerola, etc…
- Evitar a ingestão de leite e derivados junto às refeições com maior biodisponibilidade de ferro, pois ele pode prejudicar a absorção desse elemento.
São mudanças simples, mas que fazem a diferença. Mas é sempre importante consultar seu médico, para entender o que está acontecendo com você e quais são as melhores medidas a serem tomadas para cuidar da sua saúde. Se você estiver com ferritina baixa por algum sangramento, por exemplo, não adianta apenas aumentar a ingesta de ferro, tem que investigar a fonte do sangramento. Entenderam?
4 comentários
Otimo.
As informações foram de suma importância.
boa noite. Obrigada pela dica
Eu esses sintomas, gostei da explicação