Dicas para a Páscoa
Páscoa é época de paz, comemoração, reflexão e… chocolates, não é mesmo?
Além do chocolate, sempre tem aquele almoço caprichado no domingo, cheio de alimentos gostosos e irresistíveis… Para quem manter o peso, é uma época “arriscada”. Mas vou dar aqui algumas dicas para vocês aproveitarem o feriado, sem “meter o pé na jaca” com gosto… heheheh…
Capriche na salada
Uma boa dica para que fique mais fácil não exagerar na refeição principal é caprichar na salada antes da refeição. Ela tem muitos nutrientes e é rica em fibras, o que aumenta a saciedade. Assim, quando você for para o prato principal, já terá se alimentado e não vai precisar “atacar” com tanta vontade. Tempere a salada com sal, limão, vinagre e azeite! Mas atenção! Azeite é saudável, mas bastante calórico, então use apenas um fiozinho para dar gosto, ok?
Refeições (mais) leves
Se você consegue escolher entre várias opções e tem no cardápio peixes e carnes mais leves (lembrando que bacalhau é bastante calórico), escolha eles. Prefira massas com molhos menos pesados ou opte pelo nosso velho amigo, o arroz. Já se você está indo na casa de alguém, tem apenas um prato para comer, como bacalhoada, por exemplo, não precisa ser antissocial e recusar os alimentos, mas cuide com a porção que você vai comer. Porções menores irão causar menos estragos na sua alimentação e assim, você não precisa se privar de ter uma refeição agradável com as pessoas que lhe são queridas.
Evite repeteco
Uma dica que eu gosto de dar, não só em refeições especiais, mas para todos os dias é: não repita o prato. Eu sei que às vezes, a comida está muito gostosa e a gente tem vontade de comer mais um pouquinho, mas, via de regra, o repeteco é só gula. A fome a gente já matou no primeiro prato. Então, evite servir aquele segundo prato e, ao invés disso, coma o primeiro saboreando.
Saboreie seu alimento
Um grande erro que é muito comum quando estamos diante de uma comida que gostamos é comer depressa demais. Quando comemos muito rápido, nosso corpo não tem tempo de processar que estamos satisfeitos e assim, você vai acabar comendo mais do que devia. Então, quando você estiver comendo aquele prato que você tanto gosta, coma devagar, saboreie bem a comida. Além de curtir mais, você evita comer em excesso.
Não pule suas refeições programadas
Muita gente, quando sabe que vai ter uma refeição mais calórica, acaba não tomando café e até muitas vezes pulando refeições principais. Isso só faz com que você acabe com muita fome na hora de comer e vai comer muito mais do que deveria. Mantenha sua rotina diária e siga as outras dicas para evitar exageros.
Faça atividades físicas
Veja bem, eu não estou dizendo para você correr uma maratona para compensar os exageros da páscoa. Mas, você pode aumentar uns 10 minutinhos por dia na sua caminhada na semana seguinte. Já é uma ajuda!
Chocolates
A grande tentação que vejo todo mundo reclamar nessa época é em relação aos ovos de páscoa. E posso te dar algumas dicas para ajudar a não exagerar com isso.
- escolha o melhor horário para comer – o ideal é comer depois das principais refeições, pois você já vai estar mais satisfeito e não irá ingerir uma quantidade tão grande
- se for comer à tarde, coma frutas antes – assim, você terá ingerido nutrientes e fibras e novamente, não vai comer tanto quanto comeria se estivesse de barriga vazia.
- quebre o chocolate e guarde em um pote – pegue apenas pequenos pedaços por vez, assim você come menos e tem chocolate por mais tempo.
- congele o excesso – para quem tem compulsão, é legal dificultar um pouquinho o acesso, então você pode congelar o chocolate. Assim, você não vai atacá-lo toda vez que tiver vontade, porque vai ter que esperar ele descongelar antes…
- não deixe muito à vista – novamente dificultando um pouquinho. Se você enxergar o ovo toda hora, pode acabar comendo sem nem estar com tanta vontade. Melhor ter que procurar por ele.
Agora, se você exagerou, não desanime!
Não significa que você colocou tudo a perder, apenas volte a sua rotina e não se recrimine! É normal que ocorram exageros e você não é nenhum monstro ou um ser fraco por causa disso. Você é apenas humano! Volte a sua vida normal. Páscoa tem todos os anos e se você desanimar e chutar o balde, desistindo de se cuidar por ter exagerado em um fim de semana, pode perder tudo que já conseguiu e ainda irá conseguir no resto do ano.
Era isso por hoje!
Que todos tenham uma Feliz Páscoa!
Grande beijo a todos!