fbpx

Alimentos Proibidos?!?

Alimentos Proibidos?!?

Boa tarde, pessoal!!!

Vamos falar um pouco sobre alimentos proibidos… muita gente me pergunta sobre isso… você sabe quais são?
Gente, isso é um assunto muito sério! A não ser que você tenha alguma doença que te contraindique a comer determinado alimento, NÃO EXISTEM ALIMENTOS PROIBIDOS!!!!

Não existem alimentos proibidos!

“Como assim, doutora?!? Então eu posso comer pão, por exemplo?”. Você tem doença celíaca? Apresenta algum sintoma quando ingere glúten? Se você não é celíaco, nem tem sintomas ao ingerir pão, então você PODE comer pão! Mas veja bem, eu não estou dizendo para você comer 5 pãezinhos franceses de uma vez só! Aí que mora a questão. A gente pensa que quando se diz que um alimento é permitido, pode-se comer à vontade. A questão é aprender a cuidar com a quantidade do que se ingere. Dentro de uma alimentação balanceada, podemos comer de tudo, mas não comer tudo! Essa é a GRANDE diferença.

E essa é a parte mais difícil também… pois muitas vezes, apresentamos questões psicológicas ao lidar com a comida. Comemos por ansiedade, por tristeza, por tédio, por inúmeras questões e aí exageramos ao comer. Não comemos para nos saciarmos ao até mesmo para “matar uma vontade”. Comemos por outras questões. Comemos para preencher um vazio que NUNCA será preenchido por comida! Quando aprendemos a ingerir alimentos com o intuito de nutrir nosso corpo, não precisamos comer, por exemplo, 3 fatias de bolo, 1 barra inteira de chocolate, 10 fatias de pizza. Comemos porque comer é um ato social, agradável e necessário e entendemos que comer pizza ou chocolate eventualmente não vai nos prejudicar.

Então eu posso?

Quando se entende que não existem alimentos proibidos, sabemos que, não sendo a regra da nossa alimentação, podemos eventualmente comer um doce, um alimento que consideramos gostoso e não vamos morrer ou ganhar muitos quilos por isso. É uma exceção e exceções fazem parte da vida, não é mesmo? Você não precisa comer uma pizza inteira, porque ela é proibida e “já que vou matar a dieta, então vou comer tudo que posso hoje pra amanhã voltar ao normal”.

Muitas vezes, é aí que entra nosso grande problema. Ao achar que não podemos comer algo, quando comemos, comemos sem medida, pois no dia seguinte precisamos voltar à rotina. Ao entendermos que a vida não acaba ao comermos algo diferente, que isso não significa que “matamos” a dieta e vamos colocar tudo a perder, fica mais fácil manter uma alimentação balanceada e REALISTA!

Cuidado…

Aqui entra outra questão também muito importante… existem pessoas que apresentam transtornos alimentares e que tem uma enorme dificuldade de lidar com isso. É por isso que é importante você consultar seu médico e conversar abertamente sobre sua relação com a comida. Ele pode identificar essas questões e lhe orientar a fazer um tratamento multidisciplinar para ajudar a lidar com elas. Geralmente, o acompanhamento com psicólogos e/ou psiquiatras é indispensável para que possamos cuidar da nossa saúde.  

Frisando novamente, se você tem alguma doença, como doença celíaca, intolerância a lactose, diabetes, entre tantas outras, é importante que você busque ajuda profissional para que lhe seja orientada a melhor conduta. Mas entendam que comida é apenas comida e tem o objetivo primordial de nutrir nosso corpo. Aprender a lidar com a rotina e com exceções de forma saudável lhe dá uma liberdade incrível.

Consulte seu médico e ele poderá lhe ajudar com essas questões. Grande abraço, bom fim de semana e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *