fbpx

Obesidade e Câncer

Obesidade e Câncer

Olá, pessoal!

Vamos ao quarto tema da nossa série sobre como o excesso de peso pode prejudicar nossa saúde? Dessa vez, vamos falar de uma das doenças mais temidas por todos: o câncer! Vocês sabiam que o excesso de peso é o segundo maior fator de risco para desenvolver o câncer? Ele perde apenas para o tabagismo, isso por enquanto, a expectativa é que com o aumento do peso de uma forma geral na população, talvez isso se torne o principal fator de risco para desenvolver essa doença tão cruel.

Mas vamos entender melhor que tipos de câncer estão associados ao excesso de peso e porquê? Vem comigo!!!

Quais tipos de câncer estão associados ao excesso de peso?

Antigamente, se sabia de alguns tipos de câncer, mas estudos recentes têm demonstrado a associação em até 14 diferentes tipos. Entre os principais estão:

  • Mama
  • Endométrio (Útero)
  • Rim
  • Colorretal
  • Esôfago
  • Fígado
  • Próstata
  • Bexiga
  • Outros

A associação entre eles varia, mas, por exemplo, o risco de ter câncer de endométrio (útero) aumenta em quase 30% se a pessoa apresenta excesso de peso, comparada com uma de peso saudável. Além disso, se manter no peso adequado, diminui muito a chance de o câncer recidivar, ou seja, de voltar após ter sido tratado.

Porque isso ocorre?

O principal motivo é aquele que já expliquei para vocês nos posts anteriores, sobre as células de gordura produzirem substâncias inflamatórias que prejudicam nosso organismo, mas vou explicar melhor de que forma ocorre o aumento do risco do câncer em pacientes com excesso de peso.

  • Produção de Substâncias Inflamatórias

Esse perfil “inflamado” do corpo é um dos principais fatores existentes. As substâncias inflamatórias não só aumentam o risco de aparecimento de células alteradas (mutantes), que é o princípio do câncer.

  • Diminuição da Morte Celular Programada

Nosso corpo vive renovando as células. Isso ocorre através da eliminação de células mais velhas e produção de células novas. Quando se está acima do peso, essa eliminação fica prejudicada e células mais antigas e que não funcionam direito ficam no corpo por mais tempo.

  • Excesso de Gordura Abdominal e Produção Hormonal

As células de gordura não só liberam substâncias inflamatórias, como também funcionam como produtoras de hormônios. Esse é um dos motivos que aumenta a incidência de câncer, pois muitos deles surgem associados ao aumento desses hormônios.

  • Aumento de Vasos Sanguíneos

Quando estamos mais gordinhos, nosso corpo cria vasinhos novos para poder alcançar todos os pedaços do corpo. Eles levam alimentos a todas as células, inclusive as tumorais (de câncer).

  • Aumento na Secreção de Insulina

As células dependem da insulina para a entrada de glicose. As células de câncer também precisam de glicose para viver e, como elas se multiplicam muito mais rápido que as células normais, o fato de ter insulina em excesso e levar mais glicose para elas, faz com que o câncer cresça mais rápido.

Importante

Pessoal, o risco aumenta em quem está com excesso de peso, mas isso não é fator determinante. Ou seja, não é porque você está gordinho que significa que você vai ter câncer. Porém, acho muito importante frisar que as pesquisas indicam que a chance aumenta e muito. Outros fatores que também estão associados ao aumento do câncer são os hábitos de vida não saudáveis, como o sedentarismo e a alimentação inadequada, com alimentos industrializados, ultraprocessados e com pesticidas, por exemplo. Alguns tipos de câncer estão associados ao fator genético também, mas isso só torna ainda mais importante que cuidemos da saúde, para evitar que eles surjam.

Viram como vale a pena cuidar do peso?

E então, turminha? Curtiram o post? Se você curtiu, dá like e compartilha com quem você acha que pode ajudar. Curtam também nossa página no Facebook e no Instagram. Ainda essa semana seguiremos com outros posts sobre a associação entre excesso de peso e outras doenças. Fiquem ligados! Um grande abraço e até a próxima. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *