Obesidade e Sistema Locomotor
Olá!!
Hoje estou trazendo o terceiro post sobre como o excesso de peso prejudica nosso corpo! Agora é a hora de falarmos do sistema locomotor. Sobre o que exatamente vamos falar? Sobre o impacto do peso sobre nossas articulações e de que forma isso pode piorar com o tempo. Vamos lá?
Todos nós conhecemos alguém que está acima do peso e que apresenta dores nos joelhos, quadril ou região lombar, não é? Isso ocorre pois nossas articulações ficam sobrecarregadas. Alguns de nossos ossos são revestidos por cartilagens, que funcionam como uma espécie de “amortecedor’, isso é, elas evitam lesões por diminuir o impacto a cada passo que damos. Quando estamos com excesso de peso, essas lesões se tornam repetitivas e cada vez mais fortes e nossas cartilagens não vão conseguir diminuir o impacto que ocorre, nem mesmo se recuperar após o seu uso.
Alterações Posturais
O excesso de peso acaba causando alterações na nossa postura e no nosso centro de gravidade. Acabamos projetando nosso corpo mais para frente, devido ao aumento do abdome. Isso faz com que nossa coluna e nosso quadril se projetem mais a frente e os joelhos acabam alterando sua posição normal também. Essas alterações, a longo prazo, causam deformidades e lesões, que causam muita dor e desconforto. Esse desgaste é conhecido como artrose, ou osteoartrite. Existem estudos que dizem que cada quilo que se aumenta no peso corporal, tem um impacto de 4 quilos no joelho. Isso é tão importante que aproximadamente 30% das cirurgias de prótese de joelho realizadas estão relacionadas com a obesidade.
Outro ponto importante são as lesões que ocorrem nas demais estruturas do sistema locomotor, como músculos, ligamentos e tendões. Quando o peso corporal não está distribuído adequadamente, ocorrem mais lesões do tipo entorses, distensões ou rupturas musculares, contraturas e outros.
Equilíbrio
O equilíbrio também é afetado pela alteração postural causada pelo excesso de peso. Isso acaba aumentando o número de quedas, com possíveis fraturas e outras lesões. Isso é especialmente importante nos idosos, que, muitas vezes, já apresentam algum grau de osteoporose ou osteopenia, facilitando ainda mais as fraturas ósseas que já são tão difíceis de consolidar nesse período.
Ainda falando sobre “dores no corpo”, vocês lembram que eu
comentei nos posts anteriores que as células adiposas liberam substâncias inflamatórias
na corrente sanguínea? Pois então, essas substâncias aumentam as dores
articulares e pioram quadros anteriores. Assim, temos um duplo motivo pra
sentir dor nas articulações quando estamos acima do peso.
Muitas vezes, esses quadros são lentos e levam anos para se desenvolver. Então
o mais importante é que a gente previna que eles ocorram, diminuído o peso
corporal para diminuir o impacto articular. Vamos cuidar da saúde?
E então, gostaram do post? Se você gostou, por favor, dá like e compartilha com alguém que você acha que pode ajudar. Curta também nossa página no face e no insta! Fiquem ligados que daqui uns dias vem o próximo post, falando da associação da obesidade com câncer. Grande abraço e até mais!